Olá, pessoal
O ano letivo está recomeçando e nesse momento os alunos já devem ter feito a escolha de professores e cursinhos. Porém, também já devem ter se perguntado muito “onde foi que eu errei“, ou se arrependido de algo – “eu não deveria ter feito isso, ou aquilo” – , ou, ainda, podem estar se sentindo “vítima das circunstâncias“.
Em reportagem na Folha de São Paulo do dia 16.02.10, foram entrevistados professores sobre os erros mais comuns cometidos pelos alunos que não alcançaram a aprovação, citados abaixo:
1.Não entregar as redações.
2.Fugir da aula de inglês.
3.Faltar aos simulados.
4.Estudar só as matérias de que gosta.
5.Menosprezar as disciplinas não específicas.
6.Começar a se dedicar só no segundo semestre.
7.Perder muito tempo na internet.
8.Abdicar totalmente da diversão.
9.Esquecer-se de providenciar documentos.
10.Estudar com celular ligado.
Faça uma auto-avaliação sincera a respeito de cada um desses pontos.
Agora, vou citar os 10 erros mais comuns, relacionados ao lado psicológico do aluno:
- Falta de autoconhecimento: reconhecer pontos “fortes e fracos” somente nas disciplinas – “Sou bom em matemática, sou péssimo em História“.
- Focalizar nos pontos fracos: “Sou desorganizado“.
- Ignorar seus pontos fortes.
- Não acreditar em si: consequencia dos três itens acima.
- Acreditar em estatísticas: “A média para passar em Medicina é de 3 a 4 anos“. “Alunos de primeiro ano de cursinho, não tem chance“.
- Acreditar em tudo que dizem nos cursinhos, em detrimento a buscar a sua própria fórmula de sucesso. Através dessa atitude, o aluno não se diferencia “da massa” e evita assumir a responsabilidade pelos seus resultados.
- Não fazer resumos, nem possuir técnica de estudo. Existem muitas técnicas, é possível encontrar alguma que se encaixe em suas necessidades.
- Covardia: não encarar simulados nem resultados. Isso evidencia despreparo emocional e mental para encarar desafios.
- Esquece da motivação para ser aprovado e estuda sem concentração adequada para favorecer a aprendizagem e a memorização: faz vestibular para provar para os pais que é capaz, porque precisa se livrar disso logo, e assim por diante…
- Pensa que a aprovação depende “só de estudar”: esquece a importância da saúde física e emocional para um bom desempenho.
Reflitam sobre esses erros, e procurem resolvê-los o quanto antes! No próximo post, vamos falar sobre os acertos dos aprovados!
Bom reinício para todos.