Sabrina Sigal Barkan – Medicina UFRGS – 2007

A construção da aprovação é invariavelmente singular, depende de técnicas e estratégias que variam de indivíduo para indivíduo, pois se assenta no autoconhecimento das capacidades e limitações e a partir disso, assumir uma postura autoconfiante. Abaixo, temos alguns exemplos de candidatas vencedoras, que souberam encontrar a sua fórmula pessoal para o sucesso, seja através da experiência acumulada, seja por ser novata (sem condicionamentos) ou na troca de curso. O importante é o leitor e a leitora buscar o seu caminho para o sucesso com coragem e autoconfiança.
A conquista da vaga na universidade é a conseqüência não apenas de estudo, mas também de organização e perseverança. Para mim, ter um planejamento de estudo foi essencial, pois através deste, fui obrigada a estudar as matérias que menos gostava, conseguindo obter harmonia de conhecimento. Contudo, nada adianta se você não perceber suas capacidades e seus limites, pois, por exemplo, o que adianta ficar um domingo inteiro estudando, se você sabe que não vai render? Saia, descanse!! Outro aspecto principal que tive que entender é que de nada adianta se comparar aos outros, achando que você nunca vai passar assim como a prima da vizinha do seu amigo que ficou 8 anos tentando e no fim passou na ULBRA, pois cada um tem a sua história e diferentes condições!!!
Nesse tempo tive acompanhamento psicológico que me ajudou a desfazer mitos que eu tinha em relação ao vestibular, fazendo meu estudo render muito mais, também aprendi a confiar em mim, e mesmo tendo me abalado um pouco por não ter passado nos dois primeiros vestibulares (PUC e FURG), continuei firme para a UFRGS, conseguindo finalmente a aprovação. Afinal, cada prova tem seu estilo, e em uma delas você irá se encaixar melhor, portanto, não desista porque em uma delas você não conseguiu. Se você der o máximo de si, os seus esforços de alguma maneira serão recompensados no final do ano!!!