Sobre o Curso de Gerenciamento da Força de Vontade
Esclarecendo conceitos: auxiliou a entender como eu reagia nos momentos de estudos. Além disso, parei de me sentir culpada por não estar sempre motivada. Aprendi que era normal o cansaço e a partir dessa aceitação consegui estender meus limites de estudo.
TRM (Treino Respiratório Monitorado): O treino diário me auxiliou a ficar em vigília e me acalmou durante os vestibulares.
Depleção do Ego: Esse conceito me ajudou a perceber que atividades me deixavam desmotivada e triste; a partir disso passei a evitar tais situações, melhorando meu rendimento e meu bem estar. Passei a dar mais importância ao sono e aos exercícios físicos.
O diário da gratidão ajudou a manter as estratégias contra a depleção, como a autoconsciência, a autoconfiança e a autoaceitação.
A previsão de possíveis tentações ao longo da semana me ajudou a evitá-las.
Os mapas mentais foram essenciais para a melhora do meu estudo, facilitando também a rápida revisão durante as provas finais. Eles facilitam a decoreba, além de tornarem o estudo mais divertido e dinâmico, evitando o sono.
Propor mudanças de comportamento (como os mapas mentais) mostrou como eu estava resistente a técnicas que, depois, me auxiliaram muito.
Propor metas semanais para não perder o ritmo.
(Bruna Pezzini – Medicina – UFRGS, PUCRS, UPF, ULBRA, UCS)