Comecei meu blog citando algumas alunas aprovadas no vestibular em 2009, cujo sucesso eu acompanhei com muito orgulho. Hoje quero fazer a minha homenagem aos alunos que mesmo não sendo aprovados, também perseveraram e fizeram o seu melhor, independente do resultado.
Existem, ainda, aqueles que, além de vencer o desafio das provas, tiveram de enfrentar os desafios da vida. Alguns, foi a perda de alguém querido, uma doença física ou mental grave. Outros, sofreram um acidente sério ou algum parente machucou-se gravemente. Essas pessoas, ao se deparar com tanto sofrimento e a inevitável necessidade de superar essas adversidades, foram verdadeiros exemplos de força e coragem. Muitos, acabaram não alcançando o objetivo da aprovação naquele momento. Porém, aprenderam a dar valor às pequenas coisas da vida, a parar de reclamar, a agradecer, enfim, aprenderam a transformar a crise em oportunidade para crescer – e cresceram. Aproveitaram a situação adversa para se tornar pessoas melhores e persistir.
A estes alunos e concursandos, minha homenagem e reconhecimento. Aprendi muito com o exemplo de cada um, conforme as palavras do poeta e filósofo Raph Waldo Emerson:
“Uma das mais belas compensações desta vida é que nenhum ser humano pode sinceramente ajudar o outro sem que esteja ajudando a si mesmo.”