Todo início de ano, passo pelo mesmo processo com os novos alunos que chegam: esclarecer que não existe uma fórmula mágica para alcançar a aprovação. Certa vez, uma aluna (aprovada e citada abaixo), quando chegou ao meu consultório, estava esperançosa e sorridente, na espera desta fórmula. Sua imagem “murchando” na poltrona ainda não saiu da minha memória, ao ser informada de que isso não existe. Percebo que até mesmo aqueles que dizem entender que não existe a tal “fórmula”, tem esperança de que não seja bem assim…
Pois é, mas não existe. Posso assegurar isso. Simplesmente porque cada aluno é único, com sua história, sua forma de lidar com a vida, de apreender os conteúdos, tem suas qualidades e limitações. Não existem duas pessoas iguais, portanto, não existe uma fórmula a ser copiada. Existem exemplos que podem auxiliar.
Portanto, a “fórmula” é:
ingredientes personalíssimos, singulares
(autoconheciento:desejos, medos, forças, fraquezas)
+
ingredientes externos
(família, companhias, professores)
=
sucesso
(se você souber utilizar os primeiros para lidar com os segundos)
Minha sugestão para os alunos é que busquem conhecimento fora com entusiasmo, para enriquecer o autoconhecimento e o amor-próprio. Esta retroalimentação positiva certamente vai otimizar seu estudo e proporcionar maior autoconfiança.
Lembrem da música Bossa, do Cidadão Quem:
Atenção
as pessoas não precisam ser iguais
as outras
aceite ou não
mas você é única no mundo assim…