Sempre me interessei pelo estudo de biografias, entendendo que as superações de personalidades que fizeram a diferença na nossa História podem nos ensinar muito.
Hoje no suplemento Folhateen, da Folha de São Paulo, consta uma matéria sobre o rapper canadense Shaun Boothe, 26 anos. Com o projeto “Biografias não autorizadas”, quer homenagear grandes nomes da cultura mundial e contar sua história. Já biografou James Brown, Bob Marley, Muhammad Ali e Martin Luther King (nesta, adicionou a história de Barak Obama). Para assistir a essa biografia, pode acessar o link:
http://www.youtube.com/watch?v=YRHh_cjLa1c
Embora eu não me identifique com o ritmo, achei muito interessante a forma de divulgar histórias de vida. Boothe também trabalha em Toronto na organização Remix, que mantém uma parceria com a ONG Ibiss (Instituto Brasileiro em Inovações em Saúde Social) com o objetivo de desenvolver um projeto de mídia digital na favela Terra Encantada, no Rio. Site: www.remixtorio.com.
Esta matéria me chamou atenção porque Boothe trabalha com o propósito de unir as pessoas e fazê-las refletir através da música.
Para vestibulandos, também é importante identificar seu propósito a partir da sua escolha profissional, valorizar sua história de vida e pensar de que maneira poderá fazer a diferença para melhor no mundo em que vivemos. Ter uma razão maior que a aprovação no vestibular para levantar da cama todas as manhãs, facilita a jornada.
“Esta é a verdadeira alegria de viver: utilizar a existência para um propósito que se reconhece como grandioso; esgotar totalmente a existência antes de ser lançado aos vermes; ser uma força da natureza e não um egoísta exaltado, pequena massa de doenças e injúrias queixando-se porque o mundo não vai se sacrificar para fazê-lo feliz.”
George Bernard Shaw