Olá, pessoal.
Com tantas novidades e mudanças, considero importante falar de outra importante qualidade exigida de vestibulandos: a resiliência.
Esse termo foi extraído da Física, e segundo o dicionário Houaiss significa “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”. No sentido figurado, também segundo o Houaiss, “é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças”.
Partindo dessa definição, vocês podem concluir por que desenvolver a resiliência faz parte da vida de um vestibulando.
E como é possível desenvolver a resiliência? Algumas dicas:
- Busque pessoas que o apóiem, ou repare em pequenos gestos de apoio que você teve durante sua vida.
Exemplo:
Uma aluna relatou-me, certa vez, que quando tinha 7 anos foi cotada para ser solista no coral da escola. A mãe duvidou de sua capacidade. Quando veio a resposta de que ela não havia sido indicada, a mãe falou para uma tia, na sua frente: “Claro, tinha que ser uma menina mais inteligente, mais rica e bonita que ela”. Por essa frase da mãe, vocês podem imaginar as consequencias sobre a auto-estima da filha. Porém, quando a mãe disse isso, a tia não respondeu, mas ficou visivelmente contrariada. Quando minha aluna relatou-me esse fato, ela enfatizou: “Embora aquilo que a mãe falou me desvalorizou, a expressão de desagrado da minha tia me fez concluir que a minha mãe estava errada”.
Por este exemplo, ressalto a importância de vasculhar na história pessoal e no presente qualquer manifestação de apoio. A “cara feia” da tia aliviou o constrangimento da menina.
2. Descreva as situações difíceis pelas quais já passou e de que maneira superou.
3. Seja o que for que tiver que fazer daqui para frente, faça somente por você e para você. Elimine a platéia virtual.
4. Elimine crenças auto-limitadoras e rótulos.
Por exemplo: liste essas crenças e verifique se são reais. Essa semana, um aluno frustrado por não ter sido selecionado para uma bolsa de pesquisa, me perguntou: “Por que só eu não consigo?” Vejam a situação: ninguém que ele conhece tentou o mesmo que ele. Portanto, ele não tem como saber se pessoas nas mesmas condições dele conseguiriam.
Vamos ser criativos, vamos desenvolver novas formas de desenvolver a resiliência!
“Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier”
Provérbio Chinês