Obter alto rendimento nos estudos e nas provas depende de vários fatores.
Neste contexto identificamos 3 pilares básicos que estruturam uma boa preparação:
1-Conteúdo.
Refere-se a todo o processo de estudo formal, material e infra-estrutura oferecidos pelos cursinhos ou entidades que fornecem o conteúdo das disciplinas necessárias para cada prova ou concurso.
2-Equilíbrio emocional.
O aluno pode contar com uma estrutura de ensino impecável, excelente conteúdo e professores, mas se tiver qualquer traço emocional em desequilíbrio, poderá afetar toda sua excelente preparação, a exemplo do tão temido “branco” na hora da prova e outras ocorrências.
Por isso, cuidar deste aspecto é tão importante quanto ter uma boa base de conteúdo. Muitas vezes a falta de concentração, motivação e dificuldades de aprendizagem são decorrentes de problemas emocionais não detectados e/ou não enfrentados.
3-Técnicas de estudo.
Da mesma maneira, ter uma carga de estudo forte exige que seja bem aproveitada, levando em consideração como o cérebro funciona e de que forma obter melhor rendimento através de técnicas de estudo que favoreçam alto desempenho intelectual.
Aqui vale a máxima que diz: “é mais importante a qualidade do que a quantidade”.
Podemos, analogamente, comparar o estudante pré-vestibular/concurseiro com atletas de alto desempenho, onde milisegundos são decisivos e diferenciais são alcançados em cada mínimo detalhe.
Por exemplo: a roupa do nadador e a retirada de pêlos do corpo, tudo para diminuir ao máximo o efeito da resistência da água, aumentando assim o desempenho durante a prova.
Sendo assim, o estudante pode ser considerado como um “atleta” intelectual, onde seu principal instrumento de trabalho é o cérebro, conseqüentemente, tudo que influenciar no rendimento do mesmo, deve ser trabalhado e monitorado. Exemplo disto são os cuidados com a saúde em geral, pois uma má alimentação e/ou baixa qualidade do sono, afetarão profundamente no desempenho intelectual do estudante.
Estudar mais, com melhor qualidade, é a meta proposta.