Liberdade para crescer

Existe um equívoco muito comum entre os vestibulandos: considerar-se inferior por ainda não estar frequentando uma faculdade.

Os alunos têm uma fantasia de que quando alcançarem a aprovação, vão ser mais valorizados e tudo na vida vai melhorar.

Claro, que se falarmos em termos de projeto de vida, estar na faculdade já é um passo adiante. Porém, é só um passo. O esforço e a dedicação não diminuirão, até pelo contrário, pois começa o período mais específico de preparação para o mercado de trabalho.

É bom lembrar que as qualidades que as pessoas têm, elas já têm antes da aprovação. Ninguém se torna mais inteligente, mais disciplinado, mais maduro, somente por ser aprovado. Essas qualidades podem ser aprimoradas através das experiências, mas é preciso disposição para aprender com elas. E isso, pode ser feito agora mesmo.

E isso pode ser feito listando suas qualidades, reconhecendo a responsabilidade por sua escolha – você escolheu seu curso, você escolheu tentar novamente, seguir em busca de seus objetivos. Assim, você terá liberdade para ser quem você é e valorizar-se, independente da aprovação ou não.

A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.

Massimo Bontempelli