Hoje, sábado, é um dia interessante para o lazer e para fazer um planejamento de estudos ou mesmo revisá-lo, caso já tenha um.
Para pensar o seu planejamento, considere os seguintes pontos:
1. Método x tempo de estudo. Dentro do planejamento está o método e o tempo que você dispende para executar esse método de estudo. Nesta revisão do planejamento, também pode rever se esse é o método mais eficaz para o seu perfil – por exemplo: fazer resumos, o tipo de resumo, exercícios.
2. Horário fixo x semanal. Definido o tempo disponível para o estudo e o método a ser utilizado, decida se você vai fazer um horário fixo ou se vai fazer um novo horário toda semana. Considere as seguintes vantagens e desvantagens em cada uma das opções:
– Horário fixo: vantagem é estabelecimento de uma rotina, porém a desvantagem é que não contempla aulas-extras ou possíveis consultas médicas ou odontológicas que repercutem em mudanças inevitáveis no horário e gerar estresse ao aluno mais rígido.
– Horário semanal: desvantagem é ter de repensá-lo todo domingo à noite, porém a vantagem é ter um horário sempre adequado aos compromissos que surgem. Essa estratégia diminui o estresse do aluno.
3. Definição do conteúdo a ser estudado: Quanto a colocar ou não as disciplinas antecipadamente no horário, também fica a critério do aluno. Você funciona melhor com uma disciplina pré-programada ou prefere estudar o que está motivado na hora?
– Definir antecipadamente: a vantagem é criar o hábito de estudar independente da vontade, superando possíveis imaturidades de fazer somente aquilo que tem vontade. Existe desvantagem se o aluno demora muito para se concentrar no estudo, caso não esteja com vontade de estudar aquela disciplina programada e ainda não tenha maturidade para isso.
– Definir conforme a motivação do momento: a vantagem é que o estudo rende mais facilmente. Porém, a grande desvantagem que tenho observado é o aluno estudar somente as disciplinas que gosta, ou mesmo somente aquelas em que apresenta dificuldade maior, desnivelando o volume de conhecimento.
Atenção. Se você optar por estudar segundo sua motivação, anote tudo – faça o levantamento diário das disciplinas estudadas, para evitar o auto-engano e na sexta-feira rever se você estudou realmente conforme sua necessidade de aprendizagem e superação.
“Ao preparar-me para as batalhas, sempre percebi que planos são inúteis, mas o planejamento é indispensável.”
Dwight D. Eisenhower (1890-1969)