Inveja

Em ambientes de competição, a inveja é bastante comum. Segundo o dicionário Houaiss,  inveja é o sentimento em que se misturam o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade, prosperidade de outrem. Origina-se da palavra invidere, que significa ‘olhar de modo malévolo, lançar mau-olhado, donde invejar’.

Embora a inveja seja comum e até certo ponto normal no ser humano, é possível conviver com ela utilizando-se da inveja para se qualificar. Por exemplo, se eu desejo algo que o outro tem ou é, posso traçar metas e buscar recursos para conquistar esse bem ou desenvolver esse atributo.

Vocês podem argumentar que é impossível tornar-se mais inteligente, se esse for o atributo desejado. Mas é possível, sim. Primeiramente, você precisa identificar as inteligências que você já tem, seus pontos fortes e posteriormente definir qual o tipo de inteligência que quer desenvolver. Se achar impossível desenvolver inteligência para exatas, aprenda, pelo menos, a reconhecer suas qualidades para continuar melhorando. Assim, você evita ficar paralisado na inveja.

Se você for o alvo da inveja, relaxe. Isso é sinal de que você tem excelentes qualidades. Pense uma forma de valorizar as pessoas que o cercam, essa é a melhor forma de defender-se de “mau-olhado”.

“Tenho inveja das pessoas que não têm inveja de nada.”
Madonna