Dentro do processo de auto-organização, o lazer precisa ser mantido.
Se o aluno não tiver um horário definido para se divertir, ele boicota o estudo, porque se sente “escravizado” por uma rotina pobre de criatividade e de relações humanas. Esse boicote pode ser dormir em horários inadequados, depois estudar até altas horas. Outro sintoma de boicote por falta de lazer é “perder-se” no orkut e msn, entre outras tecnologias.
Uma vez, tive um aluno que quando era criança, mesmo nas férias, o pai exigia que ele voltasse pra casa enquanto os outros continuavam a brincar na rua. Ele ficava olhando pela janela. Fazia a vontade do pai, mas não estava presente em nenhum contexto. Enquanto vestibulando, ele reagia da mesma forma: negava o convite dos amigos para sair, ficava em casa, mas não fazia nada de produtivo. Pior: assistia a filmes-pastelão de madrugada.
Por esse exemplo e tantos outros, lembramos que lazer está diretamente relacionado ao tipo de educação que recebemos sobre diversão e da cultura que pertencemos. Pense nisso.
Descubra o seu modo de se divertir, para tornar-se mais produtivo.