Rafael Noschang Pereira (Medicina UFRGS/02) – 2002

Nada se compara à emoção de ter o nome na lista de aprovados no vestibular, ainda mais quando se trata de anos de espera como no meu caso. Levei alguns anos para passar, mas não me arrependo de ter passado somente agora, pois certamente não teria aprendido muitas das coisas que aprendi. 
No começo, pensei que a fórmula certa para a aprovação eram muitas horas e horas de estudo, isolado de tudo e de todos. Mas com o tempo percebi que meus amigos (que deixei de lado por um bom tempo), minha família e meus momentos de lazer e diversão (que eram quase inexistentes para mim) eram tão importantes quanto estudar. Eu estava cansado, e estava esquecendo de algo muito importante… viver minha vida e ser eu mesmo. Foi então que decidi voltar à minha velha rotina de sempre: reservei um bom tempo para ver meus amigos e me divertir, além, é claro, de continuar estudando bastante. Isso me deu forças novamente, aumentando minha auto-estima e diminuindo meus medos com relação ao vestibular. 
Hoje quando me perguntam qual o segredo para ser aprovado no vestibular? ou o que você fez para passar este ano? respondo: “seja você mesmo, não mude totalmente sua rotina de vida; e nunca desista de seus objetivos, pois somente a persistência e o tempo lhe darão a maturidade suficiente para alcançar seus objetivos”. 
Lembro-me sempre de um trecho de um texto de Shakespeare que li recentemente e que certamente deveria servir de inspiração para a maioria das pessoas e diz: …aprenda que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser… e começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida  e  os olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. Se eu tivesse aprendido mais cedo, com certeza, tudo seria bem diferente e mais fácil.