Olá, pessoal
A prova de Redação costuma causar inseguranças nos alunos, com raríssimas exceções. E é também a prova que tem muito conteúdo psicológico, também, pois é na escrita que a pessoa se expõe, fala de ideias e sentimentos mais íntimos.
Considero essas uma das principais causas para a dificuldade que os alunos tem em escrever, além da falta de leitura.
Abaixo, enumero alguns pontos decorrentes de questões psicológicas, observadas em meu trabalho:
- Autonomia. Falta ou excesso. O aluno sem autonomia não tem autoconfiança para argumentar sobre um tema. Por outro lado, pode ter um excesso de autonomia e incorrer na fuga do tema. Para minimizar essa dificuldade, desenvolva sua autonomia criticamente, em todos os sentidos, inclusive nas relações familiares e de amizade.
- Roteiro x formatação. Os alunos confundem a ideia de ter um roteiro básico para escrever com a necessidade de formatar o texto. Muito comum nos alunos perfeccionistas e controladores. Isso inibe a criatividade e o fluxo das ideias. Procure perceber se esse é o seu caso, reavalie seu roteiro, sem rigidez.
- Confusão entre originalidade e capacidade de impressionar o examinador. Essa é mais comum entre os meninos, e alunas que querem impressionar, por insegurança. Certa vez, tive um aluno muito conhecido no cursinho por ter muita “lábia” com as meninas. Quando conversamos sobre a redação, que estava sendo uma dificuldade para ele, percebi essa tendência a “inventar” exemplos “sedutores”. Ele queria impressionar o examinador através de exemplos únicos, mas soavam o que nós chamaríamos de “forçados”. Ele passou a fazer exemplos mais realistas e com isso se sentiu mais seguro na redação, sem pressão.
- Crença na incapacidade de escrever. Pode ser decorrente de experiências infelizes na escola ou por falta de experiência, mesmo. Muito comum, pode ser resolvida através da prática, sem drama.
Seja qual for a sua dificuldade em redação, a melhor técnica para resolvê-la é: sente-se e escreva. Perceba suas emoções, seus medos e angústias que surgem na hora desse desafio e utilize as técnicas de escrita já conhecidas – não há como dar errado.
“O gosto pela escrita cresce à medida que se escreve.”
Erasmo de Rotterdam