Sofrimento

Olá, pessoal.

Hoje vou abordar um tema comum e polêmico no vestibular: a crença de que é preciso sofrer para alcançar a aprovação.

Essa crença pode ter diversas origens. Primeiramente, na família, pelo exemplo dos mais velhos, especialmente nas culturas alemã e italiana. Em função do trabalho árduo e das dificuldades pelas quais esses povos passaram para se estabelecer no Brasil, se criou um condicionamento de que é preciso sofrer para superar obstáculos.

Outra causa possível são condicionamentos religiosos, até inconscientes de que “bem aventurados os que sofrem porque deles é o reino dos céus”. Eu costumo brincar com os alunos: “leia-se – reino dos céus = aprovação no vestibular”.

Outra interferência é a crença de que é necessário suar sangue, para realizar um grande feito – expressão que também transmite a ideia de sofrimento.

Por diversas razões, todos os anos, muitos jovens tentam alcançar a aprovação através do sofrimento – excessiva carga horária de estudo, isolamento, falta de cuidados consigo (físicos e emocionais). Alguns, até dizem: “Não importa se eu ficar feia, desde que eu passe”.

Bom, vamos pensar na lógica desse pensamento: será que alguém que se sente feia está com boa auto-estima? Será que a auto-estima de estudante é isolada da auto-estima como pessoa e daquela que temos ao nos olhar no espelho?

Certamente, não. Fazer um pacto com algo ou alguém de que se “eu sofrer vou merecer ser aprovado”, é auto-engano. O diferencial do candidato está na qualidade dos estudos, na concentração, na auto-estima, na autoconfiança, entre tantos aspectos que citamos aqui todo dia.

Se o aluno tem uma crença ou religião, é preciso utilizá-la para o seu bem estar e crescimento pessoal. Usá-la para aumentar o sofrimento é uma distorção da ideia.

Também é importante diferenciar esforço de sofrimentos, são condições bem distintas.

Por isso, preste atenção: para alcançar uma meta positiva é preciso trilhar um caminho leve, saudável, igualmente positivo. Busque bons sentimentos e pensamentos em tudo que fizer na sua preparação, isso facilitará a sua trajetória e aumentará suas chances de aprovação.

Lembre-se da célebre frase: a dor é inevitável, o sofrimento é opcional.