Ver seu nome na lista de aprovados no vestibular é uma sensação única! Uma mistura de alívio e de objetivo alcançado. Toda pressão gerada durante todo um ano se desfaz assim que nos encontramos publicados na página de um jornal. Ligam os amigos, os parentes, os conhecidos: todos desejam comemorar junto de você o momento tão especial! No entanto, a maioria deles não sabe tudo o que se passou até que a faixa fosse finalmente pendurada na fachada da casa.
O período que antecede as provas do vestibular é estranho. O tempo passa a assumir diferentes posturas. Algumas vezes é muito rápido, em outras, parece ter parado de passar. Muitos sentimentos brotam na cabeça do vestibulando. Sentimos medo, insegurança e nervosismo. Estudamos tardes inteiras, lemos livros intermináveis. Chegamos a esquecer da importância de conversar com os amigos ou de dar uma boa caminhada.
É difícil dizer exatamente o que fazer para se passar no vestibular. Muito mais fácil seria dizer o que não fazer. Não deixe de assistir televisão, não deixe de ir ao cinema, não deixe de namorar, não deixe de praticar seu esporte favorito. Estude, pois isso é essencial, mas não deixe de acreditar, não deixe de lutar, não deixe de sonhar, não deixe de viver! Mantenha a calma e seja perseverante!
Passamos por diversas provações desde que nascemos, o vestibular é apenas mais uma delas. Não é fácil aprender a andar de bicicleta. Dar as primeiras pedaladas sozinho exige muita vontade, determinação e esforço. Quem sabe, exige também alguns tombos.
No fim das contas, o vestibular nada mais é do que uma bicicleta nova. E como é bom sentir o vento no rosto quando conseguimos dirigi-la!