Vencendo a Preguiça

O senso comum costuma pregar a ideia de que “querer é poder”. Em 21 anos de trabalho acompanhando as pessoas na busca pelas suas metas, especialmente em concursos e vestibular, percebemos que na prática não é bem assim que acontece. As pessoas apresentam a seguinte queixa:

  • Eu sei o que eu quero, eu tenho motivação, mas não consigo colocar em prática o que eu sei. Será que o meu problema é preguiça?

O questionamento recorrente instigou uma extensa pesquisa, que ainda está em andamento, mas que nos levou a algumas respostas importantes e que compartilhamos na publicação Vencendo a Preguiça – Autogestão da Força de Vontade nos EstudosConfira abaixo algumas:

  • Inteligência e força de vontade foram as duas características encontradas nas pessoas consideradas bem sucedidas – com a vida estável, bons relacionamentos, melhores empregos e boa saúde. A força de vontade se mostrou mais importante do que a empatia nos relacionamentos e do que inteligência no desempenho acadêmico e profissional.
  • Motivação e força de vontade são diferentes na busca e na realização de uma meta. Enquanto a motivação é o primeiro impulso, a força de vontade mantém os esforços diários. Ambas são importantes, mas é importante reconhecer os momentos em que a motivação falha e é a hora da força de vontade entrar em cena.
  • A força de vontade sofre um processo de esgotamento. Pode ser treinada e aperfeiçoada, ou simplesmente gasta sem nenhum resultado útil. Identificar técnicas e estratégias para utilizar o nosso estoque de energias de força de vontade é muito importante para não desistir das metas e alcançar o sucesso desejado.
  • O gerenciamento eficaz da força de vontade leva ao aumento da produtividade, mas o objetivo maior é aumentar a qualidade de vida, o equilíbrio e o senso de coletividade.

A pesquisa sobre o tema da força de vontade instiga e apaixona, além de ser uma ótima estratégia para realizar o propósito de vida. Também permite a compreensão e superação dos limites sem perder de vista a autorrealização e uma maior contribuição às pessoas com as quais convivemos.

Simone Grohs – Psicóloga e palestrante, trabalha com vestibulandos e suas famílias há mais de 21 anos. Coautora do curso – Gerenciamento da Força de Vontade. É diretora na Máxima Performance Ltda, empresa especializada em consultoria, desenvolvimento e aprimoramento das potencialidades mentais visando alto desempenho cognitivo.