Voluntariado

Final de semana pode ser um momento de descanso, de estar com a família, mas também pode ser um momento de trabalhar como voluntário em uma instituição. Eu gosto de reservar um período do meu tempo livre para fazer trabalho voluntário porque isso amplia em mim a sensação positiva de contribuir de outra forma, além do meu trabalho remunerado, para a sociedade em que vivo.

Apesar de um ano de preparação para o vestibular ser bastante comprometido, para aqueles que conseguem se organizar e se engajar em alguma proposta de voluntariado, pode ser muito bom por diversas razões:

1. Inclusão. Muitas vezes, os vestibulandos se sentem excluídos socialmente, e o trabalho voluntário pode minimizar esse desconforto.

2. Egocentrismo. Sair de casa para ajudar outras pessoas, ajuda o aluno a sair do seu próprio umbigo e perceber que fazer vestibular não é pior coisa do mundo. Pode ser difícil, mas certamente, não é a pior.

3. Desdramatização. Pela razão acima, eliminam-se dramas desnecessários.

4. Contribuição. Poder contribuir de alguma forma na vida de alguém aumenta a auto-estima e favorece o autoconhecimento.

Caso você pense em fazer trabalho voluntário, vá em frente. Organize seus horários e seja responsável por essa escolha. Você vai se sentir bem, mas também terá a tarefa de ajudar outra pessoa a ficar melhor. E é justamente essa troca que torna o voluntariado uma atividade interessante.

Encerro o texto de hoje, citando as palavras do poeta e filósofo Raph Waldo Emerson,  já citada nos primeiros dias do meu blog, porque são palavras que inspiram o meu trabalho:

“Uma das mais belas compensações desta vida é que nenhum ser humano pode sinceramente ajudar o outro sem que esteja ajudando a si mesmo.”